quarta-feira, janeiro 20, 2010

Prorrogadas as inscrições do vestibular da UFFS até 31 de janeiro

A universidade usará as notas do Enem para preencher as 2.160 vagas dos 42 cursos. Os campi estão localizados nas cidades de Chapecó (SC), Erechim e Cerro Largo (RS), Realeza e Laranjeiras (PR).

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) prorrogou até o dia 31 de janeiro o prazo de inscrições para o processo seletivo de estudantes. O edital com a nova data foi publicado no Diário Oficial da União de 14 de janeiro. A medida adotada pelo reitor Dilvo Ristoff parte do entendimento de que é possível superar o número de inscritos, até agora, em torno de 6.700 candidatos para disputar as 2.160 vagas oferecidas pela UFFS, nos campi de Chapecó (SC), sede da instituição, Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Laranjeiras do Sul (PR) e Realeza (PR). E, principalmente, porque 18 dos 42 cursos ainda apresentam número de concorrentes abaixo da expectativa.

De acordo com Ristoff, os cursos mais procurados até o momento são, pela ordem, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (em quatro dos cinco campi), Medicina Veterinária (campus de Realeza), Agronomia (em quatro dos cinco campi), Enfermagem e Computação (campus de Chapecó) e Engenharia de Alimentos (em Laranjeiras do Sul).

O processo seletivo está previsto no Edital 003 /UFFS /2009. Para participar, o interessado deve ter feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2009). As notas dessa prova serão usadas como critério de seleção e quem estudou em escola pública ganhará ponto extra. O bônus varia de 1,3 para quem fez todo o ensino médio público a 1,1 para quem fez apenas um ano. Os demais estudantes concorrem apenas com a nota do exame.O resultado do Enem para ingressar nos cursos de graduação da UFFS está previsto pela Portaria nº 02, de 2 de julho de 2009.

Quando encerrar as inscrições, a universidade encaminhará a lista de candidatos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que informará as notas do Enem obtidas pelos alunos. De posse das notas, explica o reitor, a universidade aplicará o fator de bonificação.

Cada candidato pode se inscrever em dois cursos, em primeira e segunda opções. Das 2.160 vagas, 1.650 são para cursos que iniciam em 29 de março deste ano e 510 para o segundo semestre.

A prorrogação do prazo abrirá a oportunidade para que mais candidatos se apresentem e não implicará em atraso no processo de classificação, uma vez que o INEP promete divulgar os resultados do Enem em torno do dia 8 de fevereiro, garante Ristoff. O processo seletivo será realizado pela Coperve-UFSC e as inscrições podem ser feitas no endereço www.uffs.ufsc.br.

Por Juraci Perboni / Assessoria de Comunicação da UFFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário